Acervo terá 30 mil quadrinhos, incluindo imagens internas e perfis de personagens
A Marvel Comics anunciou nesta sexta-feira (31) o lançamento de uma interface de programação (API, da sigla em inglês), abrindo as portas do Universo Marvel para desenvolvedores do mundo inteiro. O objetivo é incentivar pessoas a criar aplicativos baseados em todo o conteúdo da editora. O programa estará aberto em estágio beta a partir de hoje.
Quem se cadastrar terá acesso a conteúdos que percorrem os 75 anos da Marvel, incluindo 30 mil HQs, 7 mil séries e 5 mil criadores. Os termos de uso são bem restritos: os desenvolvedores não podem incluir propagandas e os aplicativos criados devem ser gratuitos.
Mesmo com essas restrições, a primeira interface de programação criada por uma grande editora de quadrinhos dos EUA promete muitas possibilidades: "Oferecemos diversos tipos de dados nessa interface. Os desenvolvedores poderão criar aplicativos inteiros centrados em um único personagem, grupo, criador ou até coisas como década de publicação e disponibilidade de HQs em versões digitais", diz Peter Olson, vice-presidente da Marvel para web e desenvolvimento de aplicativos, em entrevista ao site da revista Fast Company.
A editora diz que também será possível criar linhas do tempo interativas, serviços de mensagens SMS com informações como "Neste dia, na história da Marvel..." e aplicativos que mostram como diferentes criadores colaboraram em títulos específicos. A editora espera também que comic shops aproveitem a interface para criar serviços usando as informações disponibilizadas. "Seremos capazes de abraçar novos parceiros rapidamente e trazer novos produtos ao mercado com uma velocidade ainda maior."
Nenhum comentário:
Postar um comentário