terça-feira, 1 de março de 2016

Gotham retorna com dois vilões de peso na reta final da segunda temporada

Senhor Frio e Hugo Strange serão um bom complemento para a série



Depois de ficar três meses fora do ar, Gotham retornou às telinhas estadunidenses ontem, 29 de fevereiro, com muito a apresentar. "Mr. Freeze", o 12º episódio da segunda temporada da série apresentou, como o título diz, o Senhor Frio. Victor Fries (vivido por Nathan Darrow, o Meechum de House of Cards) já tinha aparecido rapidamente antes da série sair para seu hiato, mas agora conhecemos um pouco mais de sua história e a motivação para sair congelando todos em Gotham.

A origem de Fries em Gotham é parecida com a dos quadrinhos: especializado em criogenia, o cientista quer encontrar uma cura para a doença que aflige sua esposa Nora (Kristen Hager), mas precisa aperfeiçoar a combinação de químicos que vai fazê-lo. Os problemas que consomem a cidade mudaram muito do primeiro ano para o segundo e a série, que tinha um elemento procedural muito mais definitivo em seus 22 primeiros capítulos, perde quase que completamente seus vilões da semana, adotando uma temática muito mais fluida.

A mudança de narrativa de Gotham serviu bem à série, da mesma forma que a introdução dos novos vilões apresentar uma nova era para o programa. Desde a chegada de Theo Galavan (James Frain) à trama, a cidade parece ter necessidade de ser tomada por vilões, de ser governada por eles. Jim Gordon (Ben McKenzie) está há muito tempo sobrecarregado com ataques e mais ataques pelas ruas, à delegacia, à Lee (Morena Baccarin), a ele mesmo... A polícia parece tão desesperada que toma drásticas medidas ilegais para conseguir fazer seu trabalho, mas a que custo?

Em seu capítulo de introdução, Senhor Frio parecia ser apenas mais um obstáculo que Jim teria de tirar do caminho - mas quando a possível junção a Hugo Strange (D.B. Wong) é proposta, as coisas começam a mudar. Hugo Strange é o chefe psiquiátrico do Asilo Arkham e, como é revelado ao final do episódio, tem algum envolvimento com Indian Hill, centro de pesquisa secreto ligado à Wayne Enterprises que faz testes em superhumanos.

Dois detalhes da aparição de Strange se destacam, o primeiro sendo seu envolvimento com Oswald Cobblepot (Robin Lord Taylor). Será que Strange usará o Pinguim em algum de seus experimentos? Ou fará dele apenas mais um de seus ajudantes? O terror nos olhos de Oswald ao ver que o paciente anterior de Strange arrancou os olhos com as próprias mãos diz algo não muito bom para o jovem vilão. O segundo detalhe é a rápida menção à Bridgit Pike, que já havia aparecido na série anteriormente, mas tinha aparentemente morrido queimada. Parece que teremos um Vagalume (Firefly) em breve.

Mas voltando ao Senhor Frio, o episódio "Mr. Freeze" deixou bem claro que algo vai mudar por definitivo nos objetivos de Victor Fries. Ao mostrar Nora sob custódia da polícia e Victor do lado de fora, segurando seus comprimidos, fica claro que a mulher morrerá em breve, levando Victor a buscar vingança pelas pessoas que a deixaram desamparada, certamente levando-o a se unir a Strange. Dias frios vêm por aí.

Gotham é exibida às segundas-feiras nos EUA pela Fox. No Brasil é o canal pago Warner que fica responsável pela transmissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário