sexta-feira, 1 de abril de 2016

Agents of SHIELD dá início à Guerra Civil

Série introduz o assunto e já começa o ataque aos super-heróis para que se cadastrem



Apesar de ter a interessante proposta de integrar os filmes e a TV, os estúdios Marvel acabam sofrendo um pouco com isso. Pensando que a prioridade será sempre do cinema, um meio que, apesar de gastar mais dinheiro, também dá mais retorno, as principais tramas serão desenvolvidas principalmente para as telonas.

A questão é que Agents of SHIELD acaba ficando só com as sobras - vamos lembrar o caso de Capitão América 2: O Soldado Invernal, que acabou com a SHIELD sem dó, transformando toda a operação de Coulson (Clark Gregg) e sua equipe em algo clandestino. A TV, no entanto, tem o poder de adiantar alguns assuntos que serão abordados futuramente na telona: aconteceu com os Inumanos; com a Zero Matter (ou, como virá a ser conhecida, Darkforce) em Agent Carter; e agora novamente com a Guerra Civil.

Nada do que é usado nas tramas televisivas influencia diretamente os acontecimentos do cinema, mas as produções podem explicar com mais detalhes os conceitos e Agents of SHIELD já entrou de cabeça no tema central do próximo filme da Marvel em "Watchdogs". Já há alguns episódios, a série propõe a ideia de que os Inumanos são perigosos, uma ameaça aos humanos, e que precisam ser contidos. A organização visa expor as pessoas com poderes e um vídeo mostra um dos membros dizendo que "o governo está mantendo segredos, coisas que não sabemos até que cidades caem do céu. Os Vingadores? Tem mais deles a cada dia que passa. Protegidos, escondidos - não mais! Queremos essas informações divulgadas - uma lista de quem são e onde estão ou vocês terão uma guerra."

A Guerra Civil que veremos em Capitão América: Guerra Civil é exatamente isso: o governo quer controlar os super-heróis, catalogá-los para que o público saiba o que fazem, quando e por quê. Os Watchdogs são exatamente o início desse movimento, as pessoas que apontam a falha no sistema. É claro que o filme explicará novamente a história e sequer deve mencionar os Watchdogs, mas a TV saiu na frente e já se prepara para qualquer circunstância que possa afetá-la.

Apesar de seguir com sua própria trama, Agents of SHIELD está e sempre estará presa ao cinema. Tudo o que a série e seus roteiristas se propõe a fazer pode ser desfeito em apenas uma cena de um longa com pouco mais de duas horas. Mas o programa pode se aproveitar disso, explorando tramas de formas diferentes das que vemos nas telonas, dando mais espaço para elas, explorando ângulos diferentes dos que já vimos... Mesmo estando atada a um universo maior do que o seu, Agents of SHIELD pode muito, transformando tragédias como o fim da organização que era sua base em interessantes histórias.

Agents of SHIELD é exibida às terças-feiras nos EUA pela ABC. No Brasil, o canal pago Sony fica a cargo de transmitir a série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário