sábado, 4 de março de 2017

Logan | "Tive que tirar aquela fleuma de ator shakesperiano que Patrick Stewart tem," diz dublador do Professor X

Lenda da dublagem, Leonardo José empresta a voz a Charles Xavier em Logan



Lenda da dublagem, com 43 anos de serviços prestados à arte da versão brasileira, Leonardo José teve a missão de emprestar a voz ao ator inglês Patrick Stewart na encarnação nonagenária do Professor Charles Xavier em Logan, que estreia neste fim de semana no Brasil com 1,2 mil cópias espalhadas nacionalmente. Por se tratar de um dos filmes de maior potencial comercial do ano, o longa-metragem de James Mangold teve 80% de suas cópias dubladas em solo nacional, com o veterano Isaac Bardavid dublando Hugh Jackman e a voz de José sempre a seu lado. Lembrado por seu trabalho em Os Imperdoáveis (1992), no qual cedeu seu vozeirão a Clint Eastwood numa atuação até hoje lendária, o ator niteroiense de 74 anos teve que se adaptar ao desafio de chegar ao tom mais envelhecido – cansado – de falar de Xavier nesta produção de US$ 127 milhões que marca a despedida de Jackman do carcaju.

“Foram cinco horas ininterruptas de trabalho, nas quais meu maior desafio foi colocar aquela voz pesada e arranhada de um homem doente, que já está com quase 90 anos, idade que Stewart não tem. Tive também que tirar aquela fleuma característica de ator britânico, de formação shakespeariana que ele tem. Estava mais acostumado a dublar Stewart em bandidos que ele fez em alguns longas-metragens”, diz José, que atuou em novelas de sucesso como A Gata Comeu e A Viagem, em paralelo à sua experiência dublando atores como Andy Garcia (O Preço do Desafio) e James Cromwell (A Sete Palmos). “Fiz Stewart também na série Jornada nas Estrelas, mas a interpretação dele aqui é diferente, mais velha”.

“Stewart sempre me instigou a tentar acompanhar o que de melhor ele faz”, diz José. “Ele tem uma segurança de interpretação muito grande”.

Logan já está em cartaz nos cinemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário