sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Walt Disney Company retira o nome "Fox" de todas as suas empresas adquiridas

Acontecimento concretiza o fim de uma era com a mudança no símbolo que marcou a história do cinema



A Walt Disney Company, em um movimento ao mesmo tempo surpreendente e altamente simbólico, se encontra atualmente retirando a marca “Fox” dos ativos da 21st Century Fox que adquiriu no ano passado [via Variety].

O estúdio de cinema 20th Century Fox vai passar a se chamar 20th Century Studios, e a Fox Searchlight Pictures vai se tornar simplesmente Searchlight Pictures.

Por parte da TV, nenhuma decisão final foi tomada sobre os nomes das unidades de produção 20th Century Fox Television e Fox 21 Television Studios, contudo, discussões sobre uma possível mudança de nome se encontram em andamento, segundo uma fonte próxima à situação.

De acordo com especialistas, tal mudança seria inevitável. A aquisição da Fox pela Disney que custou US$ 71,3 bilhões incluindo os estúdios de cinema e TV da 20th Century Fox, mas não a rede de transmissão da Fox ou a Fox News, que permaneceu como parte da Fox Corp. sob o comando do CEO Lachlan Murdoch, trazendo automaticamente um nível de confusão de marca em desacordo com as divisões altamente diferenciadas nas fileiras da Disney, e a Fox Corp. não tendo motivos para mudar seu nome.

Os logotipos não serão dramaticamente alterados, apenas atualizados, sendo a mudança mais notável a remoção da palavra “Fox” das marcas de logotipo. Os elementos de assinatura – luzes giratórias, monólito, alarde triunfal – permanecerão os mesmos.

A 20th Century Fox original foi formada em uma fusão em 1935 entre a Twentieth Century Pictures e a Fox Film Corporation. O logotipo do holofote art déco da empresa e a emocionante música tema se tornaram uma marca icônica de Hollywood, e o estúdio lançou alguns dos filmes mais amados e bem-sucedidos da história, incluindo Titanic, Star Wars, Esqueceram de Mim, Duro de Matar, Alien, Planeta dos Macacos e Avatar.

A revelação de junção entre as duas empresas teve início no fim de 2017, quando a The Walt Disney Company anunciou em dezembro a compra de algumas divisões da 21st Century Fox. No comunicado oficial, as empresas confirmam que o acordo inclui a Twentieth Century Fox Film, Fox Searchlight Pictures, Fox 2000, os estúdios de TV, junto com os negócios internacionais de TV a cabo.

O departamento de justiça americano aprovou a aquisição em 2019, depois que fosse vendido alguns canais de TV. Pela empresa ter propriedade sobre a ESPN, a instituição entendeu que a compra de mais canais esportivos poderia ir contra a livre concorrência e o mercado nos Estados Unidos. Com a Comcast entrando na disputa e realizando grandes ofertas, a Disney aumentou a proposta para US$ 71.3 bilhões, culminando na efetivação de sua compra por partes da 21st Century Fox em janeiro e sua enfim conclusão no fim do mês de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário