Primeiro trailer do filme foi banido pela Sony
O primeiro filme do Homem-Aranha nos cinemas, da trilogia de Sam Raimi, marcou história como um dos maiores e melhores filmes do gênero de super-heróis para muitos fãs ao redor do mundo.
Contudo, desde a venda dos direitos do personagem no cinema devido a quase falência da Marvel no final dos anos 90, havia a intenção de adaptar o maior herói da editora. E com a escolha do diretor e ator protagonista, os desafios só estavam começando. Além de todas decisões criativas e complicações que uma grande produção de Hollywood exige, há um fato curioso e totalmente inesperado que aconteceu durante a promoção do filme.
Um dos acontecimentos mais famosos da história recente do mundo acabou impactando diretamente a campanha de marketing de Homem-Aranha, com primeiro teaser trailer sendo banido pela Sony. Assista:
Por que isso aconteceu?
O filme, que faria sua estreia em maio de 2002, teve seu primeiro vislumbre em um clipe lançado no meio de 2001.
Na cena, um grupo de criminosos rouba um banco e acaba fugindo de helicóptero, esse helicóptero que acaba ficando preso em uma das teias do Homem-Aranha, que estava posicionada justamente entre as duas Torres Gêmeas do World Trade Center de Nova York.
Porém, o que ninguém esperava era que algumas semanas depois, teríamos os emblemáticos ataques de 11 de Setembro, que resultaram na queda das duas Torres Gêmeas e na morte de milhares de pessoas nos Estados Unidos. Com isso, a Sony precisou retirar o trailer do ar e mandar remover todos os exemplares do pôster oficial do filme que estava em circulação e continha as Torres Gêmeas no reflexo das lentes da máscara do Homem-Aranha. Confira abaixo:
Mesmo assim, em algumas cenas específicas do filme como nas primeiras reações da população com o herói e no webswing final do personagem, é possível ver as Torres Gêmeas ao fundo. Entretanto, não se sabe se esses detalhes foram difíceis de retirar digitalmente ou simplesmente passaram despercebidos na edição. Veja a seguir:
Ao lado de X-Men, o longa marcou uma geração e foi responsável por revitalizar as adaptações de quadrinhos nas telonas. Aclamado por crítica e público, foram arrecadados US$ 821 milhões ao redor do mundo, que se considerar a inflação, atualmente seria algo acima de US$ 1,5 bilhão.
No Brasil, Homem-Aranha estreou em 17 de maio, sendo visto por mais de 8,5 milhões de pessoas, desempenho que na época tinha sido alcançado apenas por Titanic.
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