terça-feira, 26 de setembro de 2023

Greve dos roteiristas chega ao fim em Hollywood

Escritores conseguiram novos direitos pelos próximos 3 anos



Depois de 148 dias em total paralisação, a greve dos roteiristas chegou ao fim nesta quarta-feira (27), com o último acordo firmado com a AMPTP sendo aceito por unanimidade pela mesa diretora da WGA (sindicato dos roteiristas).

A decisão significa que os roteiristas já estão liberados para voltar a trabalhar, mesmo sem a votação para a ratificação do contrato, que acontecerá entre 2 e 9 de outubro. 

Contudo, a greve dos atores continua. O sindicato (SAG) espera voltar a se reunir com os estúdios nos próximos dias para mais uma rodada de negociações.

Confira abaixo os principais novos termos do contrato com os roteiristas que foi conquistado depois de 148 dias de greve:

  • Inteligência Artificial não pode escrever ou reescrever material literário, e esse material gerado pela IA não pode ser considerado material base para o roteiro.
  • Um roteirista pode optar por usar a IA como complemento para ideias, mas não pode ser obrigado pelo estúdio a utilizar.
  • Antes dos roteiristas assumirem um projeto, os estúdios devem avisar aos escritores se algum material fornecido a eles foi gerado por IA ou incorpora material gerado por IA.
  • Não é permitido que roteiristas do WGA treinem a IA para escrever roteiros de projetos.
  • Os streamings foram encarregados de fornecer a audiência de seus programas para o WGA com o número total de horas globais.
  • Os residuais estrangeiros agora são baseados no número de assinantes estrangeiros no serviço de streaming, um aumento de 76%.
  • Filmes e séries assistidas por mais de 20% dos assinantes norte-americanos nos primeiros 90 dias de lançamento no streaming irão dar um bônus de 50% aos roteiristas.
  • Cada streaming deve pagar um valor considerável aos roteiristas por cada episódio de 30min, 1h ou filme com orçamento maior de 30 milhões.
  • Na primeira fase de produção de uma série, pelo menos 3 roteiristas e o showrunner tem garantia de 10 semanas de emprego.
  • Com a aprovação de uma série, a produção precisa de um número mínimo de roteiristas baseado em quantos episódios serão feitos.
  • Aumento considerável em todas as áreas financeiras, incluindo melhores remunerações para todos os tipos de produções, com um aumento do pagamento de planos de saúde e outros.

A greve dos roteiristas em 2023 foi a segunda mais longa da história da WGA, ficando atrás apenas da greve de 1988, que durou 155 dias. Os novos direitos para os roteiristas já entraram em vigor, e serão mantidos até no mínimo 2023, onde podemos ter novos acordos e negociações.

Agora, a Aliança de Produtores de Cinema e TV (AMPTP) precisa chegar a um acordo com o SAG-AFTRA (sindicato dos atores dos EUA). A expectativa é que as reuniões para novas negociações comecem até o fim da próxima semana, para Hollywood voltar totalmente ao normal antes do fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário