Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Homem do Amanhã | Veja porque a sequência de Superman vai trazer Brainiac como vilão [teoria]

Entenda como o filme tem a chance perfeita de mudar tudo

O próximo filme de James Gunn para a DC Studios será Homem do Amanhã, uma nova aventura centrada tanto em Superman (David Corenswet) quanto em Lex Luthor (Nicholas Hoult).

Havia muitas especulações em torno do verdadeiro tema da trama, já que o diretor tinha confirmado que não se tratava de uma sequência direta nem história solo do Superman. A principal delas envolvia a “Gangue da Justiça”, que também deve aparecer, ou até mesmo uma grande parceria com a Supergirl. Contudo, de forma inesperada, essa parceria vai acontecer com ninguém mais ninguém menos que Lex Luthor, coprotagonista do filme.

O primeiro motivo plausível para uma reunião como essa acontecer seria justamente o surgimento de uma ameaça maior que os dois, de forma que Lex e Clark entendam que seja mais conveniente que resolvam o problema antes de se enfrentarem novamente. E qual ameaça seria a maior possível e que se encaixaria perfeitamente na história?

A resposta, para quem acompanha a jornada do personagem nos cinemas e quadrinhos, já vem logo na mente: o alienígena Brainiac.

Afinal, quem é Brainiac?

Brainiac é um alienígena de pele verde e aparência humanoide, que inicialmente nas HQ’s tinha um interesse bem básico, porém inusitado: reduzir planetas a miniaturas e colecioná-los.

Logo de início, se tornou um dos maiores inimigos do Superman nos quadrinhos. Ao decorrer das histórias, o vilão foi ganhando outras origens, com ele sendo uma inteligência artificial que teve uma grande conexão secreta com o passado de Krypton. Tal ideia foi amplamente desenvolvida na saga inicial da série animada do Superman dos anos 90, feita por Bruce Timm. O aclamado desenho explorou o conceito de Brainiac ser a real causa para explosão de Krypton, interferindo no destino do planeta.

A ideia seria o caminho perfeito para James Gunn explorar mais das raízes kryptonianas de Kal-El, e quem sabe resolver definitivamente a reviravolta de seus pais o mandarem para Terra para dominar os humanos, que foi referenciada no primeiro filme. O diretor poderia voltar atrás na polêmica gerada, desenvolver a cronologia dos kryptonianos no DCU, enquanto continua a explorar a dinâmica entre Superman e Lex Luthor, além de apresentar um vilão que nunca foi feito antes no cinema.

Brainiac, o grande vilão que nunca apareceu

Em meados do final dos anos 70, o diretor Richard Donner tinha ideias para o vilão, mas que acabaram sendo descartadas depois da sua demissão bem no meio das gravações de Superman 2. O cineasta nunca mais retornou à franquia, e com isso a próxima chance de Brainiac seria Superman Lives, filme de Tim Burton nos anos 90, com Nicolas Cage. Na época, o ator Christopher Walken (Batman: O Retorno) acabou sendo considerado ao papel do vilão, mas o projeto foi totalmente cancelado antes mesmo de entrar em produção.

Alguns anos depois, já nos anos 2000, o diretor Bryan Singer novamente considerou incluir Brainiac como o vilão principal da sequência de Superman: O Retorno (2006), inclusive com algumas artes conceituais do personagem sendo produzidas, mas logo a ideia foi abandonada devido a baixa aceitação e fracasso comercial do filme.

Da mesma forma, por muito tempo, também foi especulado que Brainiac seria enfim o antagonista em O Homem de Aço 2, sequência protagonizada por Henry Cavill e dirigida por Zack Snyder. Contudo, o diretor acabou mudando os planos para integrar o Batman de Ben Affleck em Batman vs Superman no objetivo de realizar o Universo Estendido da DC. Com tantos problemas de gestão e desempenhos abaixo do esperado nas bilheterias, o Universo DC naufragou e levou com ele o Superman de Henry Cavill, que teve sua última tentativa de voltar ao papel frustrada na cena pós-créditos de Adão Negro (2022).

Agora chegou a vez dele?

Com o lançamento de Superman (2025), se tornando um grande sucesso de público e bilheteria, parece que enfim poderemos ver uma sequência do personagem depois de muitos anos. E a ironia do destino vem agora: James Gunn também admitiu que planejou utilizar Brainiac como o grande vilão de sua versão de Superman logo no primeiro filme, mas acabou escolhendo Lex Luthor no lugar dele.

Contudo, com o anúncio de Homem do Amanhã já para 2027, o diretor terá a oportunidade de fazer o que ninguém nunca conseguiu, de fato introduzir Brainiac ao seu DCU.

As pistas e rumores estão se intensificando ainda mais, principalmente seguindo o tema da continuação anunciada. E além de combinar com a trama apresentada, os trabalhos anteriores de James Gunn já nos mostram sua capacidade de fazer vilões realmente marcantes. Um ótimo exemplo disso foi o Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji), de Guardiões da Galáxia Vol. 3, onde o diretor conseguiu dar um tom bem mais sério e pesado de como ele se conecta com Rocket Raccoon e a equipe, de forma a encerrar perfeitamente o arco dos personagens.

O mesmo pode acontecer com Brainiac, que tem algumas semelhanças claras com Alto Evolucionário, como a própria origem alienígena e experimentos científicos bizarros. Caso se concretize, enfim podemos ter uma adaptação digna do injustiçado vilão do Superman.

Liga da Justiça se formando?

Sabemos que o núcleo principal de personagens será novamente o trio Clark, Lois e Lex. Mas, ao lado deles, há a possibilidade de muitos outros candidatos possíveis a integrar a história para ajudar a lutar contra a grande ameaça de Brainiac. Segundo rumores, a Supergirl (Milly Alcock), o Lobo (Jason Momoa) e o Pacificador (John Cena) também estarão no filme, de alguma forma.

Lembrando que, Isabela Merced, a Mulher-Gavião, e Aaron Pierre, o John Stewart, também indicaram um possível envolvimento com o projeto. E se teremos vários heróis, é improvável que a Gangue da Justiça não irá retornar. Caso se confirme oficialmente, Homem do Amanhã pode iniciar de uma vez por todas a construção da Liga da Justiça para que possam conter qualquer tipo de ameaça futura.

No momento, vale considerar que muitos detalhes são apenas teorias e especulações.

⮕ Afinal, Brainiac merece sua chance? E quais heróis não podem faltar na história?

A sequência de Superman, vai contar com a volta do trio Clark Kent (David Corenswet), Lex Luthor (Nicholas Hoult) e Lois Lane (Rachel Brosnahan). Além deles, o núcleo do Planeta Diário, formado por Jimmy Olsen (Skyler Gisondo), Perry White (Wendell Pierce), Cat Grant (Mikaela Hoover) e Steve Lombard (Beck Bennett). Mulher-Gavião (Isabela Merced) também irá retornar, provavelmente ao lado de toda Gangue da Justiça, formada por Guy Gardner (Nathan Fillion), Edi Gathegi (Sr. Incrível) e Metamorfo (Anthony Carrigan). John Stewart (Aaron Pierre), que será apresentado na série Lanternas da HBO Max, também é um dos especulados a fazer uma aparição.

Homem do Amanhã chega aos cinemas em 8 de julho de 2027 no Brasil, e um dia depois nos Estados Unidos.

|

| Veja também: