Plataforma rebateu gigante de Hollywood acusando grande hipocrisia

A Warner Bros. vai processar a Midjourney, uma plataforma de geração de imagens por inteligência artificial, com a acusação de violação de direitos autorais [via Variety]
A principal alegação do estúdio na denúncia vem da utilização de personagens famosos protegidos juridicamente, com a Midjourney removendo barreiras de proteção dos usuários e dessa forma permitindo que criassem “imagens estáticas e vídeos de personagens, incluindo Superman, Batman, Pernalonga, Patolino e Tom & Jerry”. Seguindo o processo, os representantes da Warner Bros. contestam:
- “A Midjourney acha que está acima da lei. Sem qualquer consentimento ou autorização da Warner Bros. Discovery, eles distribuem descaradamente a propriedade intelectual da Warner Bros. Discovery como se fosse sua.”
- “A Midjourney tomou uma decisão calculada e movida pelo lucro de não oferecer nenhuma proteção aos detentores de direitos autorais, mesmo sabendo da impressionante escala de sua pirataria e infração.”
A Warner Bros. não é a única a processar uma plataforma de inteligência artificial, sendo que Walt Disney e Universal Pictures também adotaram a mesma medida em junho deste ano.
Em contrapartida, um representante da Midjourney argumentou anteriormente que as funções da inteligência artificial recriando obras protegidas é amparado pelo princípio de “uso justo” dos Estados Unidos, afirmando que seus usuários estão sim sujeitos aos termos da plataforma e que proíbem a violação de propriedade intelectual de terceiros.
A Midjourney ainda acusou os estúdios de hipocrisia, alegando que buscam proibir práticas de IA enquanto na verdade tais práticas já são “padrão da indústria”, de forma que ao mesmo tempo os estúdios também querem lucrar com a tecnologia.
Para complicar a situação, outro fator agravante é o fato da Midjourney lançar seu próprio serviço de vídeo, bem como um canal de streaming em seu site e no YouTube. As decisões podem ser consideradas uma tentativa de competir com os estúdios, então é bem provável que isso também não esteja sendo bem recebido.
O processo da Warner Bros. solicita uma indenização estimada em US$ 150 mil por danos legais, junto a uma liminar que impeça a Midjourney de violar os direitos autorais de seus personagens.



