Dos Supremos da Capitã Marvel à guerra entre mutantes e inumanos
Guerra Civil 2 acaba de começar e, embora seja bastante acessível para leitores iniciantes, a nova saga da Marvel Comics exige conhecimentos específicos para entender plenamente os dois lados da guerra e o papel de seus protagonistas.
Antes de ler a edição #1, é importante conferir também duas edições já lançadas – o especial gratuito do Free Comic Book Day e o número zero de Civil War II – para acompanhar, respectivamente, a cena completa da luta dos Supremos contra Thanos e a transformação do inumano Ulysses.
E na galeria abaixo, resumimos tudo o que aconteceu antes disso, nas séries regulares da Marvel, e que é fundamental à trama de Civil War II.
A Bomba de Terrígeno
Entre as sagas Infinity e Inhumanity, os Inumanos combatem Thanos na Terra e uma bomba terrígeno é detonada na atmosfera. Essa bomba libera a névoa de terrígeno, substância responsável por despertar os poderes dos Inumanos. Milhões de pessoas no planeta todo, que tem algum gene inumano, são transformados ao contato com a névoa – entre eles Kamala Khan, a atual Ms. Marvel, e agora Ulysses, pivô de Guerra Civil 2 que tem o poder de ver o futuro.
X-Men vs Inumanos
Ao final da saga Guerras Secretas, no ano passado, estabeleceu-se que a névoa de terrígeno dos inumanos é prejudicial aos mutantes, que se tornam estéreis. Quando os X-Men encaram o perigo dessa nova extinção, uma guerra com os inumanos começa a se desenhar, e a facção liderada por Magneto pode dar início ao confronto, que depois de Civil War II resultará no ainda misterioso arco Death of X, no final do ano.
A nova Tropa Alfa
Após as Guerras Secretas, Carol Danvers, a Capitã Marvel, que já vinha de missões de patrulha espacial, assume a liderança da nova Tropa Alfa. A tradicional equipe canadense virou na Marvel hoje, a partir da nova série da Capitã Marvel, um grupo em órbita que ocupa uma estação espacial e representa a primeira linha de defesa da Terra contra ameaças extraterrestres.
Carol e James Rhodes
Na fase da HQ da Capitã Marvel iniciada em março de 2014, a editora estabelece um interesse amoroso entre Carol Danvers e Jim Rhodes. Ambos têm patente militar e dividem histórias de guerra, e a relação dos dois resiste até mesmo à temporada subsequente que a Capitã passa sozinha no espaço. Rhodes e Carol começam Guerra Civil 2 como um casal.
O status do Homem de Ferro
Em uma missão de resgate a Jim Rhodes no Japão, o Homem de Ferro e o Homem-Aranha encontram uma organização de ninjas liderada por uma nova inumana, Tomoe, que tem o poder de manipular tecnologia e se coloca como uma nova antagonista dos heróis. Enquanto Tony Stark é declarado desaparecido, Mary Jane Watson, a quem o milionário ofereceu um emprego de assistente pessoal, fica responsável por segurar as broncas nas Indústrias Stark.
A volta de Thanos
Ao final de Guerras Secretas, Thanos é preso do lado de fora do novo Multiverso criado pelo Sr. Fantástico, e mantido num estado entre a vida e a morte. Como os Supremos, ao enfrentar Galactus na atual fase da HQ Ultimates, abrem um buraco no continuum que permite a Thanos recuperar sua forma corpórea, o titã vem a Terra atrás do Projeto PEGASUS (a divisão da SHIELD que estuda o tesseract), crente de que há um Cubo Cósmico guardado lá.
Os novos Ultimates
Além de liderar a Tropa Alfa, Carol Danvers também é a líder dos novos Ultimates – cujo nome coincide com os Supremos (os Vingadores do velho Universo Ultimate), mas só. Esse grupo leva esse nome porque “ameaças supremas exigem soluções supremas”, segundo a Marvel, e se encarrega de impedir as maiores hecatombes, como por exemplo uma volta de Galactus à Terra (trama do primeiro arco dessa HQ), que os Supremos resolvem exemplarmente ao curar a fome de Galactus e transformá-lo em um agente de geração de vida. Thanos se encaixa nesse perfil de ameaça.
Capitão América à parte
Apesar das reviravoltas recentes nas histórias do Capitão América, com Steve Rogers recuperando sua juventude e depois anunciando-se um gente da HYDRA, o aparente papel do super-herói na nova Civil War, pelo menos início, faz referência à primeira Guerra Civil e não menciona os eventos recentos. Marcado pelo embate sangrento com Tony Stark naquela saga, Rogers fica de lado desta vez, quando Carol e Tony se enfrentam, e o próprio Homem de Ferro diz que seria melhor se os dois ex-oponentes não antagonizassem de novo.
A ausência do rei
A ausência Raio Negro, o rei dos Inumanos, é citada logo na primeira edição, uma vez que a sua mulher, a rainha Medusa, ganha protagonismo ao tomar decisões que afetam todos. Ataulmente Raio Negro está foragido. Sabe-se apenas que, no salto de oito meses após o fim de Guerras Secretas, ele e outros Novos Vingadores são procurados por crimes ocorridos durante as incursões que resultaram naquela saga.













